BANCO DE LEITE


O Banco de Leite Humano é um serviço especializado de atenção materno- infantil.

É responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Executa atividades de coleta da produção lática da nutriz, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano.

Vale dizer que é proíbida a comercialização de leite humano.

O BLH da Santa Casa prepara a gestante com medidas preventivas, de fatores que possam impedir a amamentação ou a doação do leite humano ordenhado.

Quanto à puérpera, à nutriz e ao lactente, esta equipe orienta sobre o auto cuidado com a mama, os cuidados ao amamentar (pega, posição e sucção), sobre a ordenha, a coleta e o armazenamento do leite ordenhado no domicílio, além de informar sobre os cuidados na utilização do leite humano ordenhado cru e do leite humano ordenhado pasteurizado.

Este Banco de Leite, também realiza o controle clínico das doadoras, auxilia na identificação da condição clínica dos receptores (bebês que receberão o leite coletado) e avalia as características físico-químicas e microbiológicas do produto (leite humano).

É importante que a mãe inicie a amamentação na primeira meia hora após o parto e a partir daí siga com a amamentação sob livre demanda, ou seja, amamente sempre que o bebê quiser e por quanto tempo ele desejar.

Nenhum alimento ou bebida, além do leite materno deve ser oferecido ao recém-nascido antes do 6º. mês de vida, a não ser por indicação clínica.

Bicos artificiais e chupetas também não devem ser disponibilizados para o bebê.

O leite humano traz vários benefícios. Para a mãe, diminui o risco de anemia pós parto e de câncer de mama e ovários. Para o bebê, protege contra infecções, auxilia no bom desenvolvimento, na dentição e na fala. Para ambos, aumenta o vínculo e os laços afetivos.

O leite humano além de ser extremamente nutritivo, está sempre pronto, na temperatura correta e não precisa ser comprado, sendo econômico e prático.

Assim, é muito importante a participação de mães nesta iniciativa, através da doação de leite humano.

O BLH da Santa Casa, funciona de segunda à sexta, das 08 às 17 horas e nos finais de semana e feriados das 08 às 11 horas. A mãe doa somente o excedente, não faltando leite para o próprio bebê.

Santa Casa de Limeira Copyright © 2016