CIRURGIA CARDIOVASCULAR

A cirurgia cardiovascular é a subespecialidade médica que engloba o tratamento cirúrgico das doenças que acometem o coração como: cardiopatias congênitas, doenças das artérias coronarianas, da aorta e seus ramos, das valvas cardíacas. Dentre as cirurgias mais realizadas está a revascularização miocárdica (RM) onde o cirurgião refaz a circulação de um território do músculo cardíaco que está sendo mal perfundido devido uma obstrução coronariana. Em geral utiliza-se enxertos da veia safena ou artéria mamária, que é uma artéria que perfunde a região do osso esterno. Outras cirurgias comumente realizadas são as que visam correção das doenças que acometem as valvas cardíacas e a artéria aorta. Em muitas cirurgias cardíacas há necessidade de parada total do coração. Nesse momento estabelece-se a circulação extracorpórea (CEC) e todo o movimento sanguíneo, bem como a oxigenação do mesmo se dá por aparelhos.

Dr. Marcelo Fernandes Prata

CRM: 82.797 / SP

Formado em 1994 pela Faculdade de ciências Médicas Dr. José Garcia Coutinho.

Residência Médica em Cirurgia cardiovascular pela Beneficência Portuguesa de São Paulo, equipe do Prof. Dr. Sérgio Almeida de Oliveira.

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular.

Secretário da Cooperativa de Cirurgia Cardiovascular do Estado de São Paulo COOPCARDIO.

Dr. Francisco Xavier do Rego Barros Neto

CRM: 74.478

Formado em 1992 pela pela Universidade Federal do Pará.

Residência em Cirurgia Torácica e Cardiovascular pela Beneficência Portuguesa, equipe do Prof. Dr. Sérgio Almeida de Oliveira.

Membro aspirante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e da Sociedade Cardiovascular do Estado de São Paulo.


Voltar

Santa Casa de Limeira Copyright © 2016