CANCEROLOGIA CLÍNICA

O Centro de Oncologia de Limeira – COL realiza tratamentos com radioterapia - método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas e quimioterapia- método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de neoplasias. Atualmente, quimioterápicos mais ativos e menos tóxicos encontram-se disponíveis para uso na prática clínica. Os avanços verificados nas últimas décadas, na área da quimioterapia antineoplásica, têm facilitado consideravelmente a aplicação de outros tipos de tratamento de câncer e permitido maior número de curas.

Atua em enfermaria e consultório- ambulatório.

Contamos com uma equipe com hematologista, radioterapeuta e oncologistas clínicos.

O tratamento do câncer é multidisciplinar. Apesar dos médicos terem um papel central e decisivo ao longo de todo tratamento, outros profissionais são fundamentais para garantir a qualidade da assistência. Equipes de enfermagem, farmácia, nutrição, entre outros, unem esforços para dar a cada paciente o melhor tratamento possível.

Os médicos alinham suas condutas, mas sem desrespeitar as opções pessoais de cada profissional e paciente, com reuniões clínicas com discussões dos casos clínicos.

O programa de residência médica em Oncologia Clínica, têm se mostrado uma contribuição relevante. O programa de Residência em Oncologia Clínica do Hospital Santa casa de Misericórdia de Limeira tem por objetivo preparar o médico para exercer a especialidade de oncologia clínica tanto no âmbito prático quanto científico. Tem-se como principais intuitos a preparação do médico especializando para a prática clínica de conceitos de epidemiologia oncológica, apresentação clínica dos tumores e complicações relacionadas, métodos diagnósticos e manejo terapêutico dos tumores sólidos. Durante a especialização espera-se o desenvolvimento de conhecimentos e conceitos em áreas multidisciplinares que estão intrinsecamente ligadas a oncologia clínica incluindo-se as áreas de ética médica e a relação médico paciente, radioterapia e cirurgia.

O diagnóstico e o tratamento do câncer vêm evoluindo rapidamente, com isso um novo acelerador linear para radioterapia é um investimento que vêm se traduzindo em melhores resultados para os pacientes da nossa região.

·       4 Médicos.

·       6 Médicos Residentes (Oncologia).

·       Mais de 15 colaboradores.

·       500 pacientes em tratamento/mês/quimuioterapia

·       100 pacientes em tratamento/mês/radiooterapia,

·       Mais 600 novos pacientes/ano.

 

​​Informações

Telefone: +55 ​(11) 3446-6110

Horários: das 8h às 17h, segunda a sexta.​

 

Coordenador da equipe de Oncologia:

Dra Ivania Fávero

CRM 100247 SP

Graduação em Medicina: Universidade Severino Sombra- USS Vassouras RJ-2000.

Residência:

Residência na área básica de Clínica Médica no Hospital Municipal “Fernando Mauro Pires da Rocha” – Campo Limpo. São Paulo – SP- 2003.

Residência na especialidade de Cancerologia Clínica na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Limeira – Limeira – SP- 2005.

Cargos ocupados:

Médica oncologista na Santa Casa de Limeira desde 2005.

Diretora Clínica do Centro de Oncologia Clínica- COL desde 2011.

Coordenadora do programa de residência médica na área de Cancerologia Clínica da Santa Casa de Misericórdia de Limeira desde 2011.


Voltar

Santa Casa de Limeira Copyright © 2016