BUCO MAXILO FACIAL

A área de Cirurgia Buco Maxilo Facial da FOP-UNICAMP atende há 20 anos hospitais da região por meio de convênios entre a UNICAMP e a Santa Casa de Limeira. Em 1993 iniciou sua primeira turma de mestrado e, no ano seguinte, implantou o doutorado, este o nível mais alto de formação. Com característica que associa a formação de professores, não deixa de lado a formação do aluno como cirurgião. Este passa por um período de treinamento de 4 a 5 anos (aproximadamente 8 mil horas), em período integral e dedicação exclusiva. Desta maneira, os plantões hospitalares estão funcionando 24 horas por dia nos 365 dias do ano. A procura por este centro de formação tem atraído a atenção de profissionais, na sua maioria docentes de Faculdades de Odontologia ligadas a USP, Unesp, e federais de todo país e de países vizinhos. Bahia, Piauí, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Amazonas, Minas Gerais, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará, Sergipe, Distrito Federal e Paraíba são os estados até agora beneficiados pela formação de cirurgiões.

 

Isto tem possibilitado prestar atendimento a pacientes com:

1.          Fraturas de face: ocorridas em acidente de moto, de carro, com arma de fogo, arma branca (faca), agressão física, acidentes de trabalho entre outras;

2.          Infecções de origem Odontogênicas e outras

3.          Deformidades de face: pacientes com alterações funcionais maxilofacias que limitam a alimentação, fonética, geram dores e limitam a inserção social da pessoa no seu ambiente de convívio diário;

4.          Tratamento de tumores benignos da face e boca;e outros;

 

Foram realizados 5475 (cinco mil quatrocentos e setenta e cinco) atendimentos durante o ano de 2015, incluindo os retornos e os tratamentos ambulatoriais que são realizados na própria FOP-Unicamp. As atividades de cirurgia bucal, sob anestesia local, são realizadas no centro cirúrgico da FOP-Unicamp.

Esses são os principais motivos que levaram o curso de pós-graduação em Cirurgia-Buco-Maxilo-Facial da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp) - UNICAMP a ser um dois mais concorridos do país, com candidatos brasileiros e estrangeiros pleiteando quatro vagas para o mestrado e doutorado. Estes candidatos já são, na sua maioria, especialistas na área de CTBMF.

Para o processo de seleção muitos estrangeiros manifestaram interesse, candidatos da América Latina: Bolívia, Venezuela, Chile, México, Paraguai, Venezuela, Colômbia, Equador e Peru. Alguns já estão conosco na FOP-Unicamp FOP.

Atualmente temos 12 alunos de Pós-Graduação, sendo 1 de Cabo Verde, 1 de do Perú, 1 da Colômbia e 1 do Equador. No entanto já tivemos alunos de Pós-Graduação do Chile, Venezuela, México, Cabo Verde e Angola.

 

Desta maneira, mantemos escala de plantão hospitalar, 24 horas por dia dos 365 dias por ano em atendimento a Santa Casa de Limeira.

Diariamente ficam à disposição: um discente de mestrado e um de doutorado e um docente de plantão à distância.

·            São realizadas aproximadamente 1400 extrações de terceiros molares por ano;

·            São realizados aproximadamente 1700 implantes por ano;

·            São realizados aproximadamente 800 atendimentos de urgência nos hospitais conveniados;

·            São realizadas aproximadamente 110 cirurgias de fraturas de face;

·            São realizadas aproximadamente 70 cirurgias de deformidades faciais;

·            São realizadas aproximadamente 40 cirurgias de reconstrução dos maxilares e de tratamento de patologias;

·            A área também oferece três cursos de extensão e especialização, o que totalizam 36 alunos-profissionais que buscam aprimoramento por meio da extensão;

A área compõe o Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica (CAPES 6). Em termos de Cirurgia Buco Maxilo Facial tivemos a grata satisfação de saber que estamos entre as quatorze Áreas mais cientificamente produtivas do mundo, segundo um trabalho apresentado no Congresso Mundial de Cirurgia Buco Maxilo Facial –IAOMS, na Espanha. Com levantamento em publicações Thomson Reuters (ISI) entre os anos de 2001 a 2010.

 

Atenciosamente,

 

Dr. Márcio de Moraes

Chefe da área de CBMF

Coordenador de Pós-Graduação da Área de Cirurgia Buco Maxilo Facial

Faculdade de Odontologia de Piracicaba-Unicamp


Voltar

Santa Casa de Limeira Copyright © 2016