UTI NEONATAL

A Unidade Neonatal da Santa Casa de Limeira conta com:

  • Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal)
  • Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCO)
  • Alojamento Conjunto (AC)
  • Alojamento Conjunto Tardio (ACT)

Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal)

UTI Neonatal da Santa Casa de Limeira, há 20 anos oferece o melhor para o tratamento aos recém nascidos, Possui infraestrutura e equipe multiprofissional especializada no atendimento de recém-nascidos de alto risco ou aqueles que necessitam de cuidados especiais.

A UTI Neonatal tem atendimento humanizado e continuamente desenvolve programas para melhora atender aos nossos pacientes e familiares.

  • Acesso livre aos pais no setor (UTI Neonatal) e incentivo para que permaneçam o maior tempo possível para aumentar o vínculo com o bebÊ. Nos momentos de procedimentos ou em urgências, o acesso pode ser restrito por algum tempo.
  • Visitas de irmão(s) na UTI Neonatal estão liberadas. A avaliação da psicóloga ou da assistente social pode ser necessário, em alguns casos.
  • Horário do silêncio: Período do dia onde as luzes da UTI Neonatal são diminuídas para o descanso e redução de estresse dos recém-nascidos, pais e profissionais da saúde.
  • Grupos de pais e familiares: espaços onde são discutidos a evolução dos recém-nascidos com os pais e familiares, procurando dar suporte e informações importantes.
  • Método “canguru” primeira etapa. Metodologia que favorece o contato entre o os pais e o bebê. Esse contato proporciona melhor desenvolvimento do recém-nascido e aumenta o vínculo entre ele e os pais. Também estimula a amamentação.
  • Assistência ao aleitamento materno, com uma equipe especializada na assistência de mães e recém-nascidos em situações especiais
  • Alta hospitalar com orientações aos pais sobre cuidados, medicamentos, acompanhamentos ambulatoriais, exames, entre outras necessidades.
  • Equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, nutricionistas, farmacêutico, psicóloga, assistente social.
  • Enfermeiras capacitadas para passagem de PICC (cateter percutâneo de acesso central), o que diminui o risco de infecção e melhora a qualidade da assistência

Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCO)

      Espaço contíguo à UTI Neonatal, destinado aos bebês de menor gravidade, em ganho de peso, prematuros e/ou com cuidados especiais. Importante para a promoção do seu desenvolvimento e conta com o apoio de médicos, enfermeiras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicóloga, assistente social, nutricionista, terapeuta ocupacional. Todos com especialização em neonatologia e em aleitamento materno.

Alojamento Conjunto (AC)

            Local de internação onde mãe e bebê permanecem todo o tempo juntos, desde a sala de parto, favorecendo o aleitamento materno, vínculo e cuidados com o recém nascido. As mães recebem orientações, visita com equipe multiprofissional e atendimento do Banco de Leite Humano “Dr. Olindo de Lucca”. Recebem visitas diárias com médicos e equipe multiprofissional.

 

Alojamento Conjunto Tardio (ACT)

            Local de internação onde o bebê que teve alta da neonatal (UTI ou CI) permanece junto com a mãe, para que a mesma aprenda os cuidados com o seu bebê prematuro ou com necessidades especiais. Esta permanência aumenta a segurança nos cuidados, antes da alta hospitalar, promove maior vínculo e estímulo ao aleitamento materno e diminui os riscos à vida do bebê após a alta hospitalar. As mães recebem orientações, visita com equipe multiprofissional e atendimento do Banco de Leite Humano “Dr. Olindo de Lucca”. Recebem visitas diárias com médicos e equipe multiprofissional.

 

Dra. Soraia Drago Menconi

Médica graduada pela Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade de Campinas (PUCC) em 1989. Residência de Pediatria na PUCC (1990 e 1991) e de Neonatologia na Universidade Campinas (UNICAMP) (1992). Título de especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e habilitação em Neonatologia pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Monitora do Curso de Reanimação Neonatal pela Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP)

Tutora da Metodologia Canguru pelo Ministério da Saúde Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno DAPES/SAS/MS – desde 2012

Coordenadora técnica da Unidade Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Limeira desde 1996

Capítulo de livro – Banco de Leite Humano, do livro "Amamentação - bases científicas", 3a. ed. pela Editora GEN.


Voltar

Santa Casa de Limeira Copyright © 2016